Livro-reportagem conta os segredos de tribo isolada de supercorredores em narrativa eletrizante.
Editora Globo traz para o leitor brasileiro a aventura do repórter Christopher McDougall, entre os índicos Tarahumara, que se tornou um grande sucesso nos Estados Unidos.
Tudo começou com uma simples pergunta: "Por que os meus pés doem"...Para responder, no entanto, o jornalista Christopher McDougall teve que passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis num dos lugares mais remotos e perigosos do mundo. McDougall, um fã de corridas ao ar livre sofia com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista em lesões esportivas, ouviu o diagnóstico definitivo: "O corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero". A partir dessa sentença, que parecia um tanto contraditória com a maioria das recomendações de saúde, o autor passou a procurar na ciência as respostas para a sua pergunta. No entanto, se quisesse uma solução verdadeira não poderia percorrer apenas laboratórios, mas teria que se embrenhar entre os desfiladeiros mais isolados do México, onde vivem os índios Tarahumara, os maiores corredores de todos os tempos. E é neste ponto que a vida do jornalista se transforma para sempre.
Nascido para correr narra a experiência de descobrir uma nova vida. é um grande sucesso nos Estados Unidos desde o seu lançamento, que agora o leitor brasileiro pode conhecer pela Editora Globo. O livro conta a história desconhecida de um povo que habita a região de encostas e cânios inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados-Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. Com a maior naturalidade, correm distâncias enormes, em condições inacreditáveis para qualquer atleta de elite. O problema é que - apesar de viver em perfeita harmonia entre seus membros - não gostam da visita de estranhos que quebrem seus ritmos de vida. Para conseguir o contato e a confiança dos Tarahumara, McDougall precisou passar por narcotraficantes perigosos e personagens que lembram fantasmas mitológicos do velho oeste. É o caso do misterioso Caballo Branco, o único que tem acesso aos índios ao mesmo tempo em que faz aparições nos vilarejos próximos.
Escrito numa linguagem ágil e vibrante, característica do melhor estilo jornalístico dos grandes repórteres de ação, Nascido para correr tem o vigor da grande aventura aliada a um questionamento profundo. Os índios não parecem ser apenas imunes à dor e ao cansaço ao correr o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos e condições. Eles ainda compartilham de uma sociedade baseada na confiança mútua e nas trocas alegres com uma espécie de cerveja local, num clima de estrema serenidade. Os maiores atletas são também os mais pacíficos e gentis, e aqueles que nunca se machucam na atividade...Dos laboratórios de Harvard às montanhas mais remotas, até onde pode levar uma corrida...
Sobre o autor:
Christopher McDougall é jornalista formado em Harvard nos EUA. Trabalhou como correspondente de guerra na Associated Press e é editor contribuinte da revista Men´s Health. Foi três vezes finalista do prêmio National Magazine Award. Ele corre diariamente, na maioria das vezes descalço, em fazendas perto de sua casa, na região rural do estado da Pensilvânia.
Ficha-Técnica:
Título: Nascido para Correr
Autor: Christopher Mcdougall
Gênero: Corridas
Editora: Globo
Formato: 14 x 20,5
Número de Páginas: 383
Preço: R$ 49,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário