domingo, 20 de março de 2011

O FENÔMENO DOS CORREDORES GORDINHOS

Não é de hoje que observo a existência de corredores com sobrepeso. E não são poucos! Mas como isso é possível, se a corrida é uma das práticas com maior índice de gasto calórico? A resposta está na relação entre a quantidade de calorias que você gasta correndo, e a quantidade que você consome nas refeições. Vamos a um exemplo.

Quantas calorias um corredor gasta por treino?

Os especialistas já estipularam uma fórmula para estimar a queima de calorias durante a corrida:

Peso do corredor X Km percorridos = kcal queimadas.

Por essa fórmula, um corredor que pese 85 quilos queimará 1020 calorias durante um treino de 12 quilômetros (85 x 12 = 1020). Sem dúvida, um número expressivo. Ainda mais quando lembramos que, em repouso, esse indíviduo necessita de aproximadamente 2.200 calorias para manter suas funções vitais.

Adicionando à necessidade básica o gasto energético do treino de corrida, o nosso corredor vai precisar de aproximadamente 3200 calorias nesse dia para manter seu peso.

E como pode um corredor engordar?

A explicação pode estar na mesa. Apesar de apresentar um gasto calórico elevado no treino, muitos praticantes erram na alimentação. Vamos ilustrar com um exemplo do cardápio do nosso hipotético corredor:

Café da Manhã :

1 banana média = 100 kcal

2 pães franceses c/ manteiga = 510 kcal

1 copo 300ml de café c/ leite c/ açúcar= 90 kcal

Total do café da manhã = 700 kcal

Lanche da manhã:

Segundo os especialistas, devemos comer a cada 3 horas até o almoço.

1 Barra de cereal: aproximadamente 130kcal

Almoço:

Um almoço típico brasileiro, com 3 colheres de arroz, 1 concha de feijão, 1 bife médio na chapa com ovo e abobrinha refogada tem cerca de 700 kcal.

E aquele docinho de sobremesa? Vamos imaginar o bom e velho chocolate? Então acrescentamos mais 150 kcal.

Total do almoço = 850kcal

Lanche da tarde:

Como ninguém é de ferro, precisamos de um lanche à tarde para manter o nível de energia (e o bom humor!) até a hora do jantar

1 maça vermelha = 130 kcal

4 bolachas água e sal = 120 kcal

Total do lanche da tarde = 250 kcal

Jantar:

Nosso corredor, como muitos de nós, há de pensar: “Hoje eu corri, então mereço uma pizza!”.

1 fatia de pizza tipo Portuguesa = 450 kcal (aproximadamente)

Convenhamos que ninguém come apenas uma fatia de pizza. Digamos que este corredor coma 3 pedaços, então teremos uma ingestão de cerca de 1350 kcal. Se ele tomar dois copos de suco de laranja para acompanhar a pizza (140 kcal por copo) serão mais 280 kcal.

Total do jantar = 1630 kcal.

Somando as calorias de todas as refeições deste dia, chegamos ao total de 3560 kcal – ou seja, 350 calorias a mais do que ele deveria ter ingerido no dia. E calorias em excesso se transformam em gordura.

Como demonstramos, nosso corredor hipotético – como muitos praticantes na vida real – simplesmente ignora a importância de seguir uma orientação nutricional. O resultado disso é o sobrepeso, que não demora a aparecer.

Praticar exercícios é muito importante, mas consultar um nutricionista é fundamental. Afinal, alimentação saudável e balanceada também precisa ser praticada!

Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário