Por Tadeu Matsunaga
A Volta da Catalunha, que comemora seu 100º aniversário, teve uma surpresa agradável logo em sua primeira etapa – um percurso de 166.9 km em Lloret de Mar. O ciclista Gatis Smukulis (HTC-Highroad) venceu o estágio que inclui duas subidas de primeira categoria em 4h08min48s.
Nascido na Letônia, Smukulis conquistou a vitória após andar escapado praticamente toda a etapa e cruzar a meta com 28s de vantagem sobre o pelotão. O italiano Alessandro Petacchi (Lampre) terminou na segunda posição. Jose Joaquin Rojas Gil (Movistar) foi o terceiro.
Visivelmente emocionado, Smukulis parecia não acreditar no triunfo e foi ovacionado pelo publico espanhol próximo a chegada.
O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) terminou na décima posição, no mesmo tempo de Petacchi. Cadel Evans (BMC) e Danilo Di Luca (Katusha) também terminaram no tempo de Contador, assim como Ivan Basso (Liquigás).
O russo Denis Menchov e o espanhol Carlos Sastre, ambos da Geox, acabaram 13min17s atrás de Smukulis e possivelmente dão a qualquer chance de título.
Nesta terça-feira acontece a 2ª etapa – um percurso de 169.3 quilômetros entre Santa Coloma de Farners e Banyoles.
Classificação etapa
1 Gatis Smukulis (Lat) HTC-Highroad 04:08:48
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - DSI 00:00:28
3 José Joaquin Rojas Gil Team Movistar (Spa)
4 Rigoberto Uran Uran (Col) Procycling Sky
5 Bakelandts Jan (Bel) Omega Pharma-Lotto
6 Maxime Bouet (Fra) AG2R La Mondiale
7 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Team Pro
8 Cadel Evans (Aus) Team Racing BMC
9 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team
10 Alberto Contador Velasco (Spa) Sungard Saxo Bank
Nenhum comentário:
Postar um comentário