quinta-feira, 10 de março de 2011

SONO E EXERCÍCIO FÍSICO

Todos sabemos quanto o sono de boa qualidade influencia o nosso desempenho físico, cognitivo e o nosso bem estar. E isso fica muito claro, pelo menos para mim, quando não durmo bem. Passo o dia com aquela sensação de cansaço, de que tudo se torna mais difícil: concentração, humor e disposição. Por outro lado, uma boa noite de sono nos transforma em seres mais produtivos e bem humorados. Foi pensando nisso que me ocorreram duas perguntas:
1- Como anda o sono do brasileiro?

2- Será que o exercício físico ajuda?

Um grupo de estudiosos do Instituto do Sono da cidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), identificou que 27,1% dos indivíduos fisicamente ativos e 35,9% dos não ativos reclamam de distúrbios de sono associados com a insônia. Participaram da pesquisa 1.000 indivíduos de todas a regiões da cidade, representando todas as classes sociais. Em resposta à pergunta número um, parece que pelo menos um terço da população sofre com o sono.Em relação à pergunta número dois, parece que quem pratica atividade física tende a apresentar menos distúrbios do sono.

Ainda neste mesmo estudo, os pesquisadores citam que um grupo de cientistas encontrou respostas similares em uma amostra da população australiana. Ótima notícia! No entanto, precisamos ter cuidado ao interpretar estas informações. Há indícios que evidenciam que o excesso de exercício (correr por mais de uma hora em uma sessão de treino, por exemplo) pode prejudicar o sono. Portanto, o equilíbrio volta a ser o ponto-chave para nos auxiliar a dormir melhor. Temos que praticar atividade física, porém em doses moderadas.

Referências bibliográficas

1-PJF Martins, MT Mello… – Rev. Bras. Med. Esp., 2001

2-Mello, M. T, Fernandez, A. C. e Tufik, S. LEVANTAMENTO EPDEMIOLÓGICO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Rev. Bras. Med. Esp., 2000

Por Renato Dutra

Um comentário: