sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LEANDA CAVE FALA SOBRE 2010 E 2011

A britânica Leanda Cave começou no Triathlon e logo se tornou campeã sub-23 européia em 2001, e campeã mundial de Triathlon Olímpico, em Cancun (México), no ano de 2002. Os anos seguintes foram marcados por várias disputas no circuito olímpico da ITU (International Triathlon Union). Em 2003, uma séria lesão a tirou das disputas por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2004, em Athenas, sonho que permanece na carreira da atleta. Em 2005, começaram as provas de longa distância e, em 2007, veio o título mundial de longa distância da ITU. No mesmo ano, a atleta foi 3º lugar no Mundial de Ironman 70.3 e 8º em sua primeira participação no Mundial de Ironman, no Havaí.



                               Cave, campeã mundial em 2002 - Foto: Triathlon.org

Nos anos seguintes, Cave manteve a regularidade, deslanchando em 2010, onde a atleta conseguiu resultados expressivos, incluindo as vitórias no 70.3 de Miami, no 70.3 da Flórida e no Escape from Alcatraz; o segundos lugares no Mundial de 70.3 e no Triathlon de Abu Dhabi; o terceiro lugar no Ironman Arizona; e a 10ª colocação no Ironman do Havaí, em Kona. Esses resultados fizeram com que a atleta assumisse a liderança do ranking classificatório para o Ironman do Havaí. Aproveitando o início da temporada, nosso editor Wagner Araújo conversou com Leanda sobre sua carreira e o que está por vir este ano.

MundoTRI: Leanda, conte-nos um pouco sobre suas impressões do Havaí no ano passado. Por exemplo, você acredita que poderia ter forçado um pouco mais?

Leanda Cave: Eu não estava em um dos meus melhores dias. Eu tive um pouco de overtraining nas semanas antes da prova e acabei lutando muito contra isso no dia da disputa. Eu também tive que ir ao banheiro (nas moitas) 8 vezes a partir do quilômetro 21, e paguei o preço perdendo várias posições na prova.

MundoTRI: Você teve uma série de grandes provas no final de 2010. Como você se preparou para eventos tão difíceis quanto Kona, Ironman Arizona, Clearwater e o 70.3 Miami?

Leanda Cave: Eu voltei a treinar logo na quarta-feira depois de Kona e descansei bastante entre essas provas. A base que eu tinha da preparação para o Ironman do Havaí ajudou muito, mesmo eu tendo quebrado no final dessa prova. Os benefícios do treinamento, na verdade, só apareceram nas outras provas nas quais competi.


                                                                     Foto: Triathlon.org

MundoTRI: Para você, qual foi sua melhor prova no ano passado?

Leanda Cave: Eu tive muitas provas no ano passado. Diria que o segundo lugar em Abu Dhabi me surpreendeu muito. Eu não entrei na prova com muita confiança, mas tive um ótimo dia. Mas sempre penso na vitória do Escape from Alcatraz e no segundo lugar no Mundial de 70.3.

MundoTRI: Você estava costumada a correr 10km em um ritmo forte, devido a seu background das provas da ITU. Como esse background tem ajudado você nas provas de longa distância?

Leanda Cave: Eu ainda faço vários treinos de velocidade, porque é isso que mantém minha velocidade, mesmo em provas de longa distância. A questão é que esses treinos agora são maiores. Então eu ainda consigo correr 10km decentes, mas a meta é correr uma maratona rápida. Eu ainda não estou nesse ponto, mas chegarei lá aos poucos.

MundoTRI: E qual a diferença entre as provas da ITU e os eventos de Ironman 70.3 para você?

Leanda Cave: Eu sempre acho que as provas de 70.3 são piores, já que o vácuo é proibido, a velocidade é praticamente a mesma, mas duram bem mais. As provas da ITU são mais fáceis, pois tudo se decide na corrida. No 70.3 você tem que se preocupar com a alimentação. Eu não costumava comer e beber muita coisa nas provas de Triathlon Olímpico. Quando eu podia, tomava um gel, mas a maioria das vezes eu não tinha tempo para isso. Nas provas de Ironman 70.3, eu sei que tenho que me alimentar ou não chegarei até o final.


                           Cave na chegada do Ironman do Havaí - Foto: MundoTRI.com.br

MundoTRI: Se você pudesse mudar alguma coisa no ano passado, o que mudaria?

Leanda Cave: Eu não mudaria muita coisa, mas faria mais trabalho de musculação na academia. Eu não fiz muito isso no ano passado.

MundoTRI: O que você está planejando para 2011, quais provas?

Leanda Cave: Eu estarei novamente em Abu Dhabi, no Escape from Alcatraz, Kona, Ironman Arizona e no Mundial de 70.3, como ano passado. Este ano também competirei no Mundial de Longa Distância da ITU, no Ironman Texas e no Galvestone 70.3.

MundoTRI: Quando veremos você correndo no Brasil?

Leanda Cave: Eu nunca estive no Brasil e sempre quis correr aí. Em um ano, eu tinha uma passagem para correr uma Copa da Mundo da ITU, mas a prova foi cancelada, então eu nunca estive no país. Com sorte, eu estarei aí em breve.

MundoTRI: Alguma coisa que queira dizer para os triatletas brasileiros?

Leanda Cave: Tudo de bom na temporada 2011. Eu mal posso esperar para ir ao Brasil e encontrar todos vocês em uma prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário