sábado, 26 de março de 2011

PRÁTICA ESPORTIVA E DOR

Este texto baseia-se numa conversa que tive com um amigo corredor. Ele falava, com muita naturalidade: “Renato, acredito que todo esportista deva praticar sua atividade com alguma dor. Eu aprendi a conviver com a minha”. Pensei um pouco para responder e disse: “Desculpe desapontá-lo, mas eu não sinto dor ao correr, jogar futebol, etc.” Ele me olhou como se eu estivesse mentindo, mas eu o convenci a procurar um médico para investigar a causa de suas dores.
Não estou me referindo àquela dor muscular tardia, que acontece num intervalo entre 24 e 72 horas após um treino, geralmente em maior intensidade ou período mais longo do que o esportista está adaptado. Essa tende a desaparecer completamente com o tempo. Quanto mais condicionado o praticante, menos freqüentes e severos são os episódios de dor muscular tardia. A dor a que me refiro é aquela que preocupa, pois indica a possibilidade de alguma lesão. Muita gente ignora esse sinal importante e continua praticando sua atividade. Em muitos casos, o indivíduo só toma alguma providência quando percebe que, além de incomodar, a dor está aumentando. E ainda assim, não raro, busca uma solução caseira, evitando a atitude mais inteligente e sábia: procurar um médico.

Já escutei muitos esportistas alegando o seguinte: “E se o médico me disser que terei que interromper minha atividade por um longo período?”. Sim, essa chance existe, mas, de acordo com os médicos do esporte, geralmente é possível continuar fazendo alguma atividade, ainda que com restrições.

A medicina pode diagnosticar a origem da dor e prescrever um tratamento que nos permita realizar exercícios sem sofrer. Identificar o que gerou a lesão provoca um comportamento mais saudável no praticante, o que certamente o ajudará a exercitar-se de forma mais adequada.

E uma área extremamente importante para um retorno seguro e saudável para o esporte é a fisioterapia. A reabilitação esportiva, realizada em parceira pelo médico e o fisioterapeuta, tem taxas altíssimas de sucesso.

Então, por que temer? Por que adiar a consulta e o tratamento? Lembre-se: postergar implica em continuar sentindo dor.

Será que isso vale a pena?

por Renato Dutra

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dumoulin supera Rojas e vence 5ªetapa na Catalunha

Francês completou a prova em 4h49min31s; Contador mantem a liderança


Por Tadeu Matsunaga

Samuel Dumoulin (Cofidis) venceu a 5ª etapa da Volta a Catalunha – um percurso de 213,5 km com encerramento em Tarragona. O francês superou José Joaquin Rojas (Movistar) e Ruben Perez Moreno (Euskaltel-Euskadi) no sprint final.

Alberto Contador (Saxo Bank), teve um dia tranqüilo na etapa mais longa da competição, e permaneceu com a camisa de líder. O espanhol tem 23s de vantagem sobre Levi Leipheimer (RadioShack) e Michele Scarponi (Lampre).

“Pelo perfil das etapas finais e pela capacidade que ele tem, acredito que o título está praticamente assegurado”, disse Dan Frente, diretor esportivo do time dinamarquês. “Mas nunca se conquista algo antes do final e podemos enfrentar situações inusitadas. Por isso vamos manter o foco e procurar ficar à frente até o último quilômetro da competição.”

Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto), Rémi Cusin (Cofidis), Francesco Masciarelli (Astana) eChristopher Froome (Sky) protagonizaram a fuga do dia na subida do Alt de Fatxes (cat 2).

O quarteto conseguiu uma vantagem de 5min20s, mas a presença de Masciarelli – 1min57s atrás de Contador no geral – fez com que a Saxo Bank imprimisse um ritmo mais forte no pelotão a ponto de neutralizar a fuga a 5 km da meta.

Jan Bakelandts (Omega Pharma-Lotto) lançou um ataque a 2 km do final, mas o belga acabou capturado. No sprint final, Dumoulin levou a melhor e venceu em Tarragona.



Classificação etapa

1 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 4:49:31

2 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

3 Ruben Perez Moreno (Spa) Euskaltel-Euskadi

4 Aitor Galdos (Spa) Caja Rural

5 Michal Golas (Pol) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team

6 Diego Milán Jiménez (Spa) Caja Rural

7 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale

8 Manuel Antonio Leal Cardoso (Por) Team RadioShack

9 Kenny De Haes (Bel) Omega Pharma-Lotto

10 Frantisek Rabon (Cze) HTC-Highroad

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 22:28:28

2 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:23

3 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD

4 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:35

5 Christopher Horner (USA) Team RadioShack

6 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:00:38

7 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale

8 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team

9 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:50

10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:12

Cardoso conquista vitória na 4ªetapa da Catalunha

Português venceu sua primeira na temporada, a sétima da RadioShack


Por Tadeu Matsunaga

Manuel Cardoso (Radio Shack) venceu a 4ª etapa da Volta a Catalunha, após percorrer 195 km entre La Seu D'Urgell e El Vendrell. O português superou no sprint final Giacomo Nizzolo (Leopard Trek) e Jose Joaquin Rojas (Movistar).

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) terminou no mesmo tempo de Cardoso e manteve a liderança na classificação geral em um dia calmo no pelotão.

A etapa começou de maneira tranqüila, até que Cadel Evans (BMC) caiu de sua bicicleta após envolver-se em um acidente com outros atletas no km 29. No entanto, nenhum deles abandonou a prova e todos foram reintegrados ao grupo principal.

O estágio foi marcado por três subidas – apenas uma delas de categoria 1. Com 55 km, Jose Vicente Toribio (Andalucía-Caja Granada), Mathias Frank (BMC), Rubén Pérez (Euskaltel-Euskadi), Alexandr Pliuschin (Katusha) e Mauricio Ardila (Geox-TMC) protagonizaram a fuga do dia e conquistaram quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.

Alessandro Petacchi (Lampre) principal velocista da prova e favorito para o sprint final, novamente foi prejudicado pelos seus recentes problemas de saúde e abandou o estágio durante a primeira parte do trajeto.

Pliuschin atacou seus companheiros de fuga com 40 km para a meta. Enquanto os outros escapados foram neutralizados, ele seguiu firme e solitário à frente, e chegou a uma vantagem de dois minutos. Apesar da disposição, o trabalho do grupo de elite com Garmin-Cervèlo, Lampre, Movistar, Sky e Cofidis encerrou as chances de Pliuschin.

No sprint final, Cardoso predominou sobre os adversários conquistando sua primeira vitória na temporada, a sétima da RadioShack.




Classificação etapa

1 Manuel Antonio Leal Cardoso (Por) Team RadioShack 4:33:02

2 Giacomo Nizzolo (Ita) Leopard Trek

3 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

4 Aitor Galdos (Spa) Caja Rural

5 Frantisek Rabon (Cze) HTC-Highroad

6 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne

7 William Clarke (Aus) Leopard Trek

8 Michel Kreder (Ned) Team Garmin-Cervelo

9 Michal Golas (Pol) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team

10 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 17:38:57

2 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:23

3 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD

4 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:35

5 Christopher Horner (USA) Team RadioShack

6 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:00:38

7 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale

8 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team

9 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:50

10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:12

Contador destoa no Col de Pal

Espanhol ataca a 5km da meta, vence com 23s de vantagem sobre os adversários e é o camisa amarela na Catalunha (vídeo) Contador não deu chance aos adversários

 Por Tadeu Matsunaga

Alberto Contador (Saxo Bank) comprovou sua supremacia na 3ª etapa da Volta a Catalunha ao cruzar sozinho a meta no topo do Col de Pal (HC)e assumir a liderança da competição. Contador terminou 23s à frente de Michele Scarponi (Lampre), que até o momento se apresentava como melhor escalador da temporada, e Levi Leipheimer (Radio Shack), segundo e terceiro respectivamente.

Contador vestiu a camisa amarela, já que Gatis Smukulis (HTC-Highroad) terminou cerca de 17 minutos atrás do espanhol – em um percurso de alta montanha com 183.9km. Leipheimer e Scarponi vem na sequência, mas o americano leva a melhor no desempate pelas bonificações.

Com apenas oito quilômetros de percurso os ciclistas já enfrentaram a primeira escalada do dia, o Alt De Coubet. Nairo Quintana (Colombia Es Pasion - Cafe De Colombia) e Steven Kruijswijk (Rabobank) protagonizaram a primeira fuga do dia. Sendo acompanhados depois por Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Sébastien Minard (AG2R La Mondiale) José Vicente Toribio (Andalucia Caja Granada) e Thomas Peterson (Garmin-Cervelo).

Com 60 km de etapa, os seis ciclistas conseguiram uma vantagem de sete minutos em relação ao pelotão. No entanto, na terceira das cinco montanhas do dia, a diferença passou a diminuir. No Alto de La Comella – a 22 km da chegada – a fuga quebrou e apenas Quintana e Kruijswijk seguiram juntos. O dinamarquês, porém, perdeu contato com o colombiano. Quintana resistiu até a subida do Alt De La Massana.

Alberto Contador imprimiu um forte rimo na escalada e dividiu o pelotão em dois grupos. Todos os favoritos mantiveram-se no grupo principal, exceto Carlos Sastre (Geox) e o até então camisa amarela Smukulis.

Cerca de 50 ciclistas estavam no grupo principal, liderado pela Saxo Bank, que controlou o ritmo do pelotão até os primeiros quilômetros da subida do Col de Pal. Contador fez um poderoso ataque a 5 km da meta, com Leiphemier sendo o único a acompanhar o espanhol. O americano, entretanto, não conseguiu manter o ritmo e acabou sobrando e sendo ultrapassado por Scarponi. Os dois trabalharam juntos, mas ainda assim terminaram com 23s de atraso em relação a Contador.


Classificação etapa

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 4:45:31

2 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:00:23

3 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack

4 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:35

5 Christopher Horner (USA) Team RadioShack

6 Alex Cano Ardila (Col) Colombia Es Pasion - Cafe De Colombia

7 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:38

8 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling

9 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team

10 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:50

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 13:05:55

2 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:23

3 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD

4 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:35

5 Christopher Horner (USA) Team RadioShack

6 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:00:38

7 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale

8 Xavier Tondo Volpini (Spa) Movistar Team

9 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:50

10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:12

terça-feira, 22 de março de 2011

Petacchi volta a vencer

                          Italiano supera Joaquín Rojas e Manuel Cardoso na 2ª etapa na Catalunha

                                                     Italiano festeja vitória sobre rivais




Por Tadeu Matsunaga

Alessandro Petacchi (Lampre) voltou ao lugar mais alto do pódio ao vencer a 2ª etapa da Volta a Catalunha - um percurso de 169.3 km entre Santa Coloma de Farners e Banyoles.

Petacchi superou os sprinters Joaquín Rojas (Movistar) e Manuel Cardoso (Radio Shack). Gatis Smukulis (HTC-Highroad) terminou no mesmo tempo do italiano e manteve a liderança na classificação geral.

Segundo colocado na 1ªetapa, Petacchi deixou para trás um início de temporada complicado, prejudicado pela grave asma brônquica e que chegou a deixar o velocista em observação no hospital por alguns dias.

Rubén Pérez (Euskaltel-Euskadi), José Benítez (Andalucía-Caja Granada), David de la Cruz (Caja Rural) e Marek Rutkiewicz (CCC) protagonizaram a fuga dia. Os escapados conquistaram uma vantagem de seis minutos, mas foram neutralizados a 25 km da meta.

Alexandr Pliuschin (Katusha) e Giacomo Nizzolo (Leopard) saltaram do pelotão a poucos quilômetros da meta, mas o grupo de elite logo cessou as intenções da dupla.

No sprint final, o experiente Alessandro Petacchi provou estar bem fisicamente e triunfou em Banyoles, ganhando motivação extra para a sequência da temporada 2011.

Classificação etapa

1 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD 4:11:08

2 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

3 Manuel Antonio Leal Cardoso (Por) Team RadioShack

4 Nicolas Edet (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne

5 Aitor Galdos (Spa) Caja Rural

6 Giacomo Nizzolo (Ita) Leopard Trek

7 Michel Kreder (Ned) Team Garmin-Cervelo

8 Thomas Peterson (USA) Team Garmin-Cervelo

9 Valentin Iglinskiy (Kaz) Pro Team Astana

10 Carlos Barredo Llamazales (Spa) Rabobank Cycling Team

Classificação geral

1 Gatis Smukulis (Lat) HTC-Highroad 8:19:56

2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD 0:00:28

3 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

4 Jan Bakelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto

5 Thomas Peterson (USA) Team Garmin-Cervelo

6 Carlos Barredo Llamazales (Spa) Rabobank Cycling Team

7 Dario Cataldo (Ita) Quickstep Cycling Team

8 Jelle Vanendert (Bel) Omega Pharma-Lotto

9 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard

10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team

SURPRESA NA CATALUNHA



Por Tadeu Matsunaga


A Volta da Catalunha, que comemora seu 100º aniversário, teve uma surpresa agradável logo em sua primeira etapa – um percurso de 166.9 km em Lloret de Mar. O ciclista Gatis Smukulis (HTC-Highroad) venceu o estágio que inclui duas subidas de primeira categoria em 4h08min48s.

Nascido na Letônia, Smukulis conquistou a vitória após andar escapado praticamente toda a etapa e cruzar a meta com 28s de vantagem sobre o pelotão. O italiano Alessandro Petacchi (Lampre) terminou na segunda posição. Jose Joaquin Rojas Gil (Movistar) foi o terceiro.

Visivelmente emocionado, Smukulis parecia não acreditar no triunfo e foi ovacionado pelo publico espanhol próximo a chegada.

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) terminou na décima posição, no mesmo tempo de Petacchi. Cadel Evans (BMC) e Danilo Di Luca (Katusha) também terminaram no tempo de Contador, assim como Ivan Basso (Liquigás).

O russo Denis Menchov e o espanhol Carlos Sastre, ambos da Geox, acabaram 13min17s atrás de Smukulis e possivelmente dão a qualquer chance de título.

Nesta terça-feira acontece a 2ª etapa – um percurso de 169.3 quilômetros entre Santa Coloma de Farners e Banyoles.

Classificação etapa

1 Gatis Smukulis (Lat) HTC-Highroad 04:08:48

2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - DSI 00:00:28

3 José Joaquin Rojas Gil Team Movistar (Spa)

4 Rigoberto Uran Uran (Col) Procycling Sky

5 Bakelandts Jan (Bel) Omega Pharma-Lotto

6 Maxime Bouet (Fra) AG2R La Mondiale

7 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Team Pro

8 Cadel Evans (Aus) Team Racing BMC

9 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team

10 Alberto Contador Velasco (Spa) Sungard Saxo Bank

segunda-feira, 21 de março de 2011

Volta a Catalunha 2011

Competição acontece entre os dias 21 e 27 de março; Contador e Basso entre os favoritos

Por Tadeu Matsunaga


Nesta segunda-feira começa a Volta a Catalunha 2011, na região de Lloret de Mar com um percurso de 166.9 km. O campeão do último ano, Joaquim Rodriguez (Katusha) não defende o título. Entre os favoritos estão Alberto Contador (Saxo Bank-SunGard), Danilo Di Luca (Katusha), Ivan Basso (Lıquigas) e Cadel Evans (BMC Racing Team).

O principal vencedor da prova é o espanhol Mariano Cañardo, que conquistou sete títulos entre as décadas de 20 e 30.

Confira o perfil das etapas e montanhas da competição e as equipes presentes na Volta a Catalunha.

ETAPAS:

1ª etapa: Lloret de Mar - Lloret de Mar (166,9 km)

Km. 52,7 Alt de San Hilari (1ª): 11,3 kms / 5%

Km. 128,7 Alt de Sant Grau (1ª): 6,3 kms / 6%

2ª etapa : Santa Coloma de Farners - Banyoles (169,3 km)

Km. 58,2 Alt de la Ganga (3ª): 3,7 kms / 4%

Km. 84,1 Alt dels Angels (1ª): 6 kms / 5,5%

3ª etapa : La Vall d’en Bas (Sant Esteve d’en Bas) - Andorra (Vallnord) (189,4 km)

Km. 17,5 Alt de Coubet (1ª): 9,8 kms / 5,5%

Km. 78,4 Collada de Toses (1ª): 24,4 kms / 4%

Km. 161,8 Alt de la Comella (1ª): 4,3 kms / 8%

Km. 171,2 Alt de la Massana (2ª): 3,7 kms / 5%

Meta Andorra-Vallnord (Especial): 8,2 kms / 6,5%

4ª etapa : La Seu d’Urgell - El Vendrell (195 km)

Km. 126,7 Alt de Passanant-Belltall (3ª): 6,5 kms / 4%

5ª etapa : El Vendrell - Tarragona (205,8 km)

Km. 86,1 Alt de Fatxes (2ª): 11,2 kms / 3,5%

Km. 124,1 Coll de Paumeres (2ª): 8,6 kms / 5,6%

6ª etapa : Tarragona - Mollet del Vallès (195 km)

Km. 55 Querol (3ª): 8 kms / 2,5%

Km. 159,1 Alt d'Ullastrell (3ª): 10,6 kms / 2,9%

7ª etapa : Parets del Vallès - Barcelona (Pla de Palau) (124,5 km) 4 voltas no circuito

Km. 99,8 Alt de Montjuic (3ª): 1,3 kms / 4,8%

Equipes

ProTour

AG2R LA MONDIALE (FRA)

BMC RACING TEAM (USA)

EUSKALTEL – EUSKADI (ESP)

HTC-HIGHROAD (USA)

KATUSHA TEAM (RUS)

LAMPRE – ISD (ITA)

LEOPARD TREK (LUX)

LIQUIGAS-CANNONDALE (ITA)

MOVISTAR TEAM (ESP)

OMEGA PHARMA – LOTTO (BEL)

PRO TEAM ASTANA (KAZ)

QUICKSTEP CYCLING TEAM (BEL)

RABOBANK CYCLING TEAM (NED)

SAXO BANK SUNGARD (DEN)

SKY PROCYCLING (GBR)

TEAM GARMIN CERVELO (USA)

TEAM RADIOSHACK (USA)

VACANSOLEIL – DCM PRO CYCLING TEAM (NED)

Continentais profissionais:

ANDALUCÍA CAJA GRANADA (ESP)

CAJA RURAL (ESP)

GEOX – TMC (ESP)

COFIDIS, LE CREDIT EN LIGNE (FRA)

Descalça, etíope vence Maratona de Roma

Firehiwot Dado homenageou seu compatriota Abebe Bikila, que venceu Maratona Olímpica de 1960 sem os tênis.


A etíope Firehiwot Dado venceu pela terceira vez consecutiva a Maratona de Roma, que foi realizada neste domingo, dia 20 de março. E para homenagear seu compatriota Abebe Bikila, lendário corredor que venceu a Maratona Olímpica de 1960, também na capital italiana, correndo todo o percurso descalço, a atleta percorreu os últimos 200 metros e cruzou a linha de chegada sem os tênis.

"No ano passado eu não tive tempo para tirar meus sapatos porque eu tive que enfrentar minha compatriota Haile Kebebush, que estava a apenas alguns metros para trás e meu foco era vencer a corrida", disse Dado, que neste ano concluiu o trajeto em 2h24min13s. Goitetom Tesema Haftu, também da Etiópia, ficou com a segunda colocação, com 2h26min21s, seguida pela também etíope Kebebush Lema Haile, que fez 2h27min39s.

Entre os homens, o queniano Dickson Chumba Kiptolo ficou com a primeira colocação, com a marca de 2h08min45s. Os etíopes Siraj Gena Amda e Abdullah Dawit Shami completaram o pódio, com 2h09min21s e 2h09min42s, respectivamente.

Campeonato Mundial de Cross Country

Africanos dominam competição na Espanha neste domingo (20). Brasileiros não vão bem.
 Neste domingo, dia 20 de março, a cidade de Punta Úmbria, na Espanha, recebeu o Campeonato Mundia de Cross Country, competição em que os atletas correm em terrenos acidentados, como grama, água e lama. O evento teve quatro provas: mulheres júnior (6 km), homens júnior (8 km), mulheres sênior (8 km) e homens sênior (12 km). Veja abaixo a classificação completa:

Mulheres Júnior - 6 km

1 - Faith Chepngetich Kipyegon - QUE - 18min53s

2 - Genet Yalew - ETI - 18min54s

3 - Azemra Gebru - ETI - 18min54s

4 - Waganesh Mekasha - ETI - 18min59s

5 - Janeth Kisa - QUE - 19min08s

Homens Júnior - 8 km

1 - Geoffrey Kipsang Kamworor - QUE - 22min21s

2 - Thomas Ayeko - UGA - 22min27s

3 - Patrick Mutunga Mwikya - QUE - 22min32s

4 - Bonsa Dida - ETI - 22min39s

5 - Fikadu Haftu - ETI - 22min43s

59 - Ioran Etchechury - BRA - 25min17s

60 - João Luis Filho - BRA - 25min18s

97 - Guilherme Ademilson Santos - BRA - 26min31s

105 - Ataíde de Souza - BRA - 27min21s

Mulheres Sênior - 8 km

1 - Vivian Jepkemoi Cheruiyot - QUE - 24min58s

2 - Linet Chepkwemoi Masai - QUE - 25min07s

3 - Shalane Flanagan - EUA - 25min10s

4 - Meselech Melkamu - ETI - 25min18s

5 - Priscah Jepleting Cherono - QUE - 25min20s

58 - Tatiele Roberta de Carvalho - BRA - 27min39s

82 - Camila Aparecida dos Santos - BRA - 28min32s

96 - Maria Lúcia Moraes - BRA - 30min17s

* Simone da Silva, favorita brasileira para a disputa, caiu de uma escada no dia anterior e sofreu uma lesão na perna, desistindo assim de competir.

Homens Sênior - 12 km

1 - Imana Marga - ETI - 33min50s

2 - Paul Kipngetich Tanui - QUE - 33min52s

3 - Vincent Kiprop Chepkok - QUE - 33min53s

4 - Mathew Kipkoech Kisorio - 33min55s

5 - Geoffrey Kiprono Mutai - QUE - 34min03s

74 - Leandro de Oliveira - BRA - 37min10s

79 - Israel dos Anjos - BRA - 37min28s

88 - Clodoaldo da Silva - BRA - 37min51s

89 - Éderson Pereira - BRA - 37min55s

Foi por pouco

Zesernay Tadese completa Meia-maratona de Lisboa em 58min30s e fica apenas sete segundos do recorde mundial dos 21 km, que pertence a ele mesmo

O eritreu Zesernay Tadese, recordista mundial da meia-maratona (58min23s), confirmou seu favoritismo e venceu a Meia-maratona de Lisboa neste domingo, dia 20 de março. O atleta cruzou a linha de chegada em 58min30s, segundo melhor tempo da história dos 21 km. “Os coelhos não eram tão bons. Já no quilômetro cinco eu estava sozinho e tive que encarar os outros 16 km somente contra o relógio”, falou o atleta, que completou os 10 primeiros quilômetros em 27min42s, três segundos abaixo do recorde mundial.

"Meu técnico me disse para apertar um pouco e ir para um ritmo mais forte Mas, na verdade, nos últimos três quilômetros lutei contra o vento e nos últimos cem metros vi o relógio e sabia que o recorde mundial não seria quebrado hoje”, completou o atleta. Com 1h00min30s, o queniano John Nzau Mwangangi ficou com a segunda colocação, seguido por seu compatriota Silas Sang, com 1h00min38s.

Na disputa feminina, a etíope Aberu Kebede foi a grande vencedora, com a marca de 1h08min28s. A dona da casa Ana Dulce Felix quebrou o recorde nacional com 1h08min33s e ficou com a segunda colocação. Grace Momanyi, do Quênia, completou o pódio, com 1h08min41s.

Lutador de sumô é o mais pesado a concluir 42 km

Norte-americano Kelly Gneiting correu Maratona de Los Angeles pesando 181 kg e entrou para o Livro dos Recordes

Com exatos 181 kg (400 libras), o lutador de sumô norte-americano Kelly Gneiting entrou neste domingo (20) para o Livro dos Recordes como homem mais pesado a concluir uma maratona. O “Gordo”, como ele mesmo se intitula, cruzou a linha de chegada da Maratona de Los Angeles em 9h48min42s e dois quilos mais magro.

"Eu estava realmente lutando nos últimos cinco quilômetros", falou, "mas eu disse a mim mesmo: `Se eu tiver que rastejar, eu vou´", completou Gneiting, que superou facilmente sua marca anterior do Guiness, quando, pesando 124 quilos, terminou os 42 km em 11h52min11s.

domingo, 20 de março de 2011

MARILSON É OITAVO NA MEIA-MARATONA DE NOVA YORK

Atleta brasiliense sentiu a baixa temperatura da Big Aplle, mas mesmo assim cumpriu sua meta na prova, que era terminar os 21 km na casa da 1h01min.

Apesar da oitava colocação na Meia-maratona de Nova York neste domingo (20), Marilson Gomes dos Santos cumpriu sua meta na prova. Com o tempo final de 1h01min23s, o brasiliense ficou dentro da marca que era esperada por ele e por seu treinador, mantendo assim a preparação para seu maior objetivo em 2011, fazer o melhor tempo de sua vida (2h08min32s) na Maratona de Londres no dia 17 de abril.

"Foi legal, atingimos o nosso objetivo, que era o Marilson fazer 1h01min para a meia-maratona. Ele deu azar novamente, porque fez um frio de 1 ou 2 graus, mas mesmo assim conseguiu atingir a marca que queria. É um ótimo resultado, como preparação para a Maratona de Londres", disse o técnico Adauto Domingues, que acompanhou o atleta a Nova York.

O vencedor da prova foi Mo Farah, nascido em Mogadishu, Somália, com 1h00min23. Gebre Gebremariam, com 1h00min25s e Galen Rupp, com 1h00min30s, completaram o pódio. Entre as mulheres, a vitória ficou com Caroline Rotich, do Quênia, com 1h08min52, seguida por Edna Kiplagat (1h09min00s) e por Kara Goucher (1h09min03s), que competiu pela primeira vez desde que seu filho nasceu.

O FENÔMENO DOS CORREDORES GORDINHOS

Não é de hoje que observo a existência de corredores com sobrepeso. E não são poucos! Mas como isso é possível, se a corrida é uma das práticas com maior índice de gasto calórico? A resposta está na relação entre a quantidade de calorias que você gasta correndo, e a quantidade que você consome nas refeições. Vamos a um exemplo.

Quantas calorias um corredor gasta por treino?

Os especialistas já estipularam uma fórmula para estimar a queima de calorias durante a corrida:

Peso do corredor X Km percorridos = kcal queimadas.

Por essa fórmula, um corredor que pese 85 quilos queimará 1020 calorias durante um treino de 12 quilômetros (85 x 12 = 1020). Sem dúvida, um número expressivo. Ainda mais quando lembramos que, em repouso, esse indíviduo necessita de aproximadamente 2.200 calorias para manter suas funções vitais.

Adicionando à necessidade básica o gasto energético do treino de corrida, o nosso corredor vai precisar de aproximadamente 3200 calorias nesse dia para manter seu peso.

E como pode um corredor engordar?

A explicação pode estar na mesa. Apesar de apresentar um gasto calórico elevado no treino, muitos praticantes erram na alimentação. Vamos ilustrar com um exemplo do cardápio do nosso hipotético corredor:

Café da Manhã :

1 banana média = 100 kcal

2 pães franceses c/ manteiga = 510 kcal

1 copo 300ml de café c/ leite c/ açúcar= 90 kcal

Total do café da manhã = 700 kcal

Lanche da manhã:

Segundo os especialistas, devemos comer a cada 3 horas até o almoço.

1 Barra de cereal: aproximadamente 130kcal

Almoço:

Um almoço típico brasileiro, com 3 colheres de arroz, 1 concha de feijão, 1 bife médio na chapa com ovo e abobrinha refogada tem cerca de 700 kcal.

E aquele docinho de sobremesa? Vamos imaginar o bom e velho chocolate? Então acrescentamos mais 150 kcal.

Total do almoço = 850kcal

Lanche da tarde:

Como ninguém é de ferro, precisamos de um lanche à tarde para manter o nível de energia (e o bom humor!) até a hora do jantar

1 maça vermelha = 130 kcal

4 bolachas água e sal = 120 kcal

Total do lanche da tarde = 250 kcal

Jantar:

Nosso corredor, como muitos de nós, há de pensar: “Hoje eu corri, então mereço uma pizza!”.

1 fatia de pizza tipo Portuguesa = 450 kcal (aproximadamente)

Convenhamos que ninguém come apenas uma fatia de pizza. Digamos que este corredor coma 3 pedaços, então teremos uma ingestão de cerca de 1350 kcal. Se ele tomar dois copos de suco de laranja para acompanhar a pizza (140 kcal por copo) serão mais 280 kcal.

Total do jantar = 1630 kcal.

Somando as calorias de todas as refeições deste dia, chegamos ao total de 3560 kcal – ou seja, 350 calorias a mais do que ele deveria ter ingerido no dia. E calorias em excesso se transformam em gordura.

Como demonstramos, nosso corredor hipotético – como muitos praticantes na vida real – simplesmente ignora a importância de seguir uma orientação nutricional. O resultado disso é o sobrepeso, que não demora a aparecer.

Praticar exercícios é muito importante, mas consultar um nutricionista é fundamental. Afinal, alimentação saudável e balanceada também precisa ser praticada!

Por Renato Dutra